Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Santa Maria da Feira e a Primeira República

Dando principal destaque ao nosso imponente castelo, no início do século XX renovou-se o interesse público por este monumento.
As primeiras obras de recuperação foram executadas pela Direção das Obras Públicas, em 1907, e visitadas por D. Manuel II de Portugal no ano seguinte. Em 1909 foi criada uma Comissão de Proteção e de Conservação do Castelo, tendo-se procedido às obras de beneficiação e restauro com a ajuda de Fortunato Fonseca.
De 1910 a 1926 foi um período fértil em obras de beneficiação no Castelo, destacando-se o biénio de 1917/1918. O castelo foi classificado como Monumento Nacional por Decreto de 16 de junho de 1910 publicado pelo DG nº 136, de 23 de junho de 1910.
No decorrer destas obras foram encontrados alguns vestígios arqueológicos, destacando-se uma ara romana com uma mensagem religiosa em latim que, em 1914, foi colocada ao abrigo do tempo, num nicho aberto na parede da torre de Menagem.




As duas Aras Romanas 
presentes no Castelo da Feira











Destaca-se, ainda, em 1909, a nomeação do Dr. Ângelo da Cunha Sampaio Maia, advogado de S. João de Ver, para Ministro do Trabalho.

Bibliografia:
D'AZEVEDO, Anídio Casals, "Comissão De Vigilância Do Castelo De Santa Maria Da Feira", Gráfica Claret, 1988
Catarina Pinho, 6ºB   

Sem comentários:

Enviar um comentário