Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Personalidades do Concelho da Feira relevantes na 1ª República

Ângelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia
 
 
Ângelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia nasceu a 21 de Maio de 1886 na Quinta da Portela de Baixo em Paços de Brandão. Era filho de Emília Augusta de Sá Couto Moreira e de Augusto da Cunha Sampaio Maia, 1º conde de S. João de Ver. Este foi médico de renome, monárquico convicto, presidente da Câmara da Feira e fundador do Hospital de Oleiros.

Ângelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia, bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, foi nomeado em 1911 Sub-Delegado do Procurador Geral da República no 2º Juízo de Investigação Criminal e na 4ª Vara Cível de Lisboa até ao seu concurso para Magistratura.

Na capital exerceu advocacia até 1929, desempenhou o cargo de Governador Civil do Distrito de Aveiro em 1919 e até 1926 o de Deputado da Nação. Foi Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Ministro do Trabalho entre 1925 e o golpe militar de 28 de Maio de 1926. Assinou o decreto das oito horas diárias de trabalho.
 A partir de 1929, por motivos de doença, retirou-se para S. João de Ver e instalou-se na já sua Casa da Torre, passando a colaborar com o seu pai na administração do Hospital Nossa Senhora da Saúde, de S. Paio de Oleiros, unidade de assistência e saúde de que foi Diretor Geral a partir de 1938. Faleceu a 19 de Dezembro de 1970.
Ficou conhecido como o Ministro das 40 horas, pois foi enquanto Ministro do Trabalho que assinou o Decreto que regulamentou em Portugal as 40 horas de trabalho por semana.
Cândido de Pinho

O 2º Reitor da Universidade do Porto nasceu em Fornos, Santa Maria da Feira, a 9 de Maio de 1853. Estudante da Escola Médico-Cirúrgica do Porto, concluiu o curso com louvor em 1877.
Após a criação da Universidade do Porto, em 1911, assumiu as funções de Vice-Reitor para, em 1918, suceder a Francisco Gomes Teixeira como reitor da Universidade do Porto. Exerceu também o cargo de Director da Faculdade de Medicina, resultante da transformação da Escola Médico-Cirúrgica do Porto.
Foi durante o mandato de Cândido de Pinho, na Reitoria, que se deu uma importante reforma do ensino superior liderada por Alfredo Mendes de Magalhães, da qual resultou a publicação do Estatuto Universitário. Entre outras coisas, descrevia a clarificação das funções das universidades (ensino profissional, investigação científica e difusão da alta cultura) e a dependência das universidades face ao Estado, salvaguardando-se contudo a autonomia governativa das Faculdades e Escolas. O assassinato de Sidónio Pais - em Dezembro de 1918 - acabaria por precipitar a saída do Reitor em 1919, ano da sua morte.
Além da carreira académica, Cândido de Pinho foi também Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.
Francisco Alvim Ferraz de Sousa Tavares, nº 12, 6º A
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário