Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

segunda-feira, 7 de maio de 2012


Visita de Estudo
ao
Museu do Convento dos Lóios

No dia 23 de Março, o 5ºC da Escola EB 2/3 Fernando Pessoa fez uma visita de estudo ao Museu do Convento dos Lóios, no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal e Estudo Acompanhado, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas de História e Geografia de Portugal.
Neste relatório vou falar sobre como correu esta visita de estudo.
Quando chegámos ao local, a senhora que nos ia acompanhar na visita estava à nossa espera. Começou a falar sobre o que iríamos ver no museu. Disse-nos que iríamos observar vestígios deixados pelos povos agro-pastoris no nosso concelho.
Começámos por observar um mapa que mostrava os locais do concelho de Santa Maria da Feira onde se encontraram os objectos expostos. Vimos machados, pontas de lança e outros objectos. Mas, o que chamou mais a atenção foi uma estátua em pedra. Chamava-se estela e surgiu em S. João de Vêr.
Logo de seguida fomos para outro local, onde se encontravam vestígios deixados pelos povos agro-pastoris no Castro de Romariz.
Estes povos viviam em montes para se poderem proteger melhor. A instrutora disse-nos que as comunidades agropastoris saíam das suas casas que estavam nos montes e desciam para trabalhar nos campos agrícolas.
Também vimos alguns fragmentos de objetos que apareceram no Castro de Romariz, e ouvimos uma explicação sobre este castro, que ficou romanizado quando os romanos o invadiram.
O 5º C também ficou a saber que os romanos trouxeram o latim para o Castro de Romariz. Visualizámos a maquete de uma casa romana, de acordo com as ruínas lá encontradas. Ficámos a saber que nessa casa romana foi encontrada uma mesa que servia para colocar algumas ofertas aos visitantes. Esta mesa é de pedra e está exposta no museu. Todos ficaram maravilhados. Os romanos foram muito importantes.
Observámos algumas espécies de louças e objetos que também são utilizadas no nosso dia-a-dia, como púcaros, pratos, os pregos…
Por fim, fomos para outra sala onde estavam alguns vestígios deixados no Castro de Fiães.
A monitora falou-nos um pouco de Conimbriga e disse-nos que esta cidade romana era semelhante ao Castro de Romariz e ao Castro de Fiães.
O 5º C depois viu anéis, moedas,…mas também observámos dois altares que se chamam aras votivas. Um altar foi oferecido ao deus Júpiter.
Vimos alguns objetos do Castelo de Santa Maria da Feira e também ficámos a saber que debaixo do Castelo existem marcas da ocupação humana.
Depois tivemos de vir embora, mas antes tirámos duas fotografias em grupo.
Eu gostei de tudo e acho que esta visita foi muito interessante, mas eu queria ter ficado lá mais tempo.

Francisca, 5ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário