Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

segunda-feira, 7 de maio de 2012


Relatório

Visita de Estudo
Museu do Convento dos Lóios

 
No dia 20 de março de 2012, os alunos do 5.ºA realizaram uma visita de estudo, organizada pelo professor de História e Geografia de Portugal, ao Museu do Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira.
Os objetivos propostos no guião para a visita, eram os seguintes:

Ø  Conhecer melhor o passado histórico da região onde vivemos;

Ø  Aprofundar os conhecimentos que adquirimos nas aulas de História e Geografia de Portugal;

Ø  Reconhecer a importância do Museu para o conhecimento e preservação do património histórico da região;

Ø  Desenvolver o espirito de curiosidade e o gosto de aprender;

Ø  Respeitar e defender o património histórico.

Começamos a visita de estudo numa sala que nos levava a 3000 anos atrás. À direita observamos um mapa do nosso Concelho com achados arqueológicos.No outro lado, dentro de uma vitrine, vimos machados polidos em pedra, encontrados em Espargo.
Já estávamos nos anos 1500 e 2000 e reparámos numa maquete do Castro de Romariz, habitado por comunidades agro-pastoris. Os arqueólogos tinham achado em Romariz, cerâmicas, vidros, machados, facas, moedas…
Quando avançamos no tempo, vimos uma maquete de uma casa Romana.
Nela vimos uma porta secundária e uma porta principal. No telhado, a substituir o colmo já tinha telhas, e as casas já eram retangulares e quadrangulares…
Também verificamos que os Romanos nos deixaram muitas heranças (Romanização) como a moeda, os pesos de tear, o Latim…
De seguida, fomos para outra sala com achados arqueológicos do Castro de Fiães. Vimos fusaiolas fabricadas a partir da reutilização de fragmentos de recipientes, patelas em argila para jogo ou para transformação em fusaiolas. Gostei de ver o Tesouro de Fiães com moedas Romanas…  
Ao terminar a visita, a guia que nos estava a acompanhar disse-nos que o Castelo da Feira é da época medieval e que antes de existir o Castelo aquele lugar era ocupado por povos de outras regiões.

Conclusão
Gostei da visita. Para além de já conhecer aquele local, fiquei a conhecer vestígios arqueológicos de povos que já habitaram na nossa região. Aprendi coisas novas e percebi como o museu é importante para o conhecimento e preservação do património histórico da minha região.

Bibliografia
Caderno Diário de História e Geografia de Portugal.

Roteiro do Museu Convento dos Lóios, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, 2008.

Beatriz Lourenço Godinho, nº3, 5ºA

6 de abril de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário