Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

terça-feira, 4 de maio de 2010

A moura encantada


Uma lenda “guardada” no nosso castelo

Havia em tempos uma moura muito dócil e linda, que se apaixonou por um nobre cavaleiro português.
Numa viagem de Coimbra até à Feira, os mouros foram atacados de surpresa pelo exército de D. Henrique de Borgonha, que tentava expulsar os mouros.
Nesse tempo, o castelo era controlado por um mouro: Almansor. A princesa estava prometida ao Emir da Feira e vinha muito bem protegida.
Não foi difícil para os atacantes torná-los como reféns. Nessa altura houve de imediato uma atracção entre o cavaleiro e ela. Como este era da máxima confiança do rei, ficou a guardar a princesa.
A princesa estava prometida ao Emir da Feira mas este tinha de esperar até que ela fizesse 14 anos para poder casar. Ele já era casado com três mulheres, mas a religião muçulmana permitia que casasse com quatro, desde que as pudesse manter. A princesa seria a mais nova da esposaria. Com quatro mulheres, desde que as pudesse manter, aquela iria ser a mais nova que ele desposaria.
Passado algum tempo, o Emir começou a preparar o casamento, e quando este disse que a princesa iria ser libertada, o cavaleiro desertou sem dar notícia.
A princesa foi libertada, mas andava triste por ter de deixar o cavaleiro e ao mesmo tempo furiosa por este não se ter despedido dela. Quando viu o seu futuro marido pareceu-lhe um fantasma velho.
Sentia-se infeliz quando se arranjavam os preparativos casamento.
Entretanto numa noite de lua cheia, a princesa sentou-se na janela, e ouviu a voz do cavaleiro. Correu ao seu encontro e combinaram fugir do castelo no dia do casamento.
Chegando a essa altura, tudo corria como planeado, mas o Emir ficou desconfiado e reforçou a guarda. Quando se aproximou da porta, os guardas apanharam o seu amado e a princesa assistiu a tudo.
Atirou-se para o poço do castelo e morreu.
Diz-se que a partir dessa altura, a desgraça caiu sobre os mouros.
Pesquisa realizada por: Cláudia Almeida de Aguiar Tavares e Helena Bastos Moreira de Oliveira Lino (5ºJ)

Sem comentários:

Enviar um comentário