Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CIVITAS SANCTAE MARIAE


Pesquisa: Beatriz Vilaça, 5ºF

1 comentário:

  1. «A Terra de Santa Maria, que abrange os actuais concelhos de Albergaria-a-velha, Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Gondomar, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vale de Cambra e Vila Nova de Gaia, é fruto de uma designação antiga que remonta ao sec. XI.
    Aproveitando-se do clima de guerra civil que se havia instalado no califado de Cordova, o Conde de Civitas Portucalenses, D. Munio Viegas, seus filhos D. Egas e D. Garcia, os Descendentes de D. Arnaldo de Bayão e os senhores de Eixo, Ois e Marnel, juntaram as suas forças e, atacando reunidos os sarracenos, conquistaram-lhes as terras que estes se haviam apoderados ao norte e ao sul do Douro, entre as quais se incluiam as terras de Entre-Douro e Vouga.
    Tendo posto sob o patrocionio de Nossa Senhora as lutas que então travaram, decidiram em sinal de gratidão, chamar à terra assim conquistada "Terra de Santa Maria" - Civitas Sanctae Mariae»
    in: www.byweb.pt
    Este nome não tem nada a ver com romanos!!!
    Até porque os deuses romanos eram deuses pagãos...

    ResponderEliminar