Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

História da Banda Musical de S. Miguel de Souto



História da
Banda Musical de S. Miguel de Souto

Decidi fazer este trabalho no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.
O trabalho consiste em pesquisarmos se na nossa região há bandas de música, grupos de teatro, ou até mesmo ranchos folclóricos, e explicarmos (descobrirmos) a sua história.
Espero realizar este trabalho para que todos percebam e sem exagerar no texto.
A Banda Musical de Souto nasceu (foi fundada) em 1849 por um ilustre grupo de Soutenses (residentes da Freguesia), à frente dos quais se destacou o Padre Francisco Leite de Andrade.
A Banda iniciou as suas funções em 1850 com 16 executantes, tendo como Maestro o Padre Francisco. Nesse ano, a Banda de Música foi contratada para vários tipos de festas que se realizaram em Tarei e em Souto.
Em 1947 foram aprovados os estatutos da Banda.
Em 1970, um notável grupo de Soutenses, num esforço enorme, conseguiu meios para construir a Sede. Foi um passo importante para a Banda.
Nos últimos anos, a Banda empenhou-se na substituição do Instrumental, na aquisição de nova farda e investiu fortemente na Escola de Música, na qual exercem funções 9 professores, que leccionam cerca de 100 alunos.
A Banda, actualmente dirigida pelo Prof. Manuel Luís Azevedo, com mais de 60 elementos, apresenta já um bom nível artístico. Para além da qualidade, uma das melhores características da banda é que todos os músicos na hora de tocar transmitem uma energia e uma vontade de tocar indescritíveis.
Para realizar este trabalho consultei a internet no seguinte site: www.jf-souto.sitesedv.com
Também perguntei a algumas pessoas coisas sobre a Banda.
Pesquisa realizada por Joana Pinto, 6ºJ

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011