Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

terça-feira, 13 de abril de 2010

A Lenda de Escapães



Em meados do século XII, o poço do Castelo da Feira foi envolvido em várias lendas. Nesse poço existia um caminho subterrâneo que servia de refúgio durante a guerra.
Durante muito tempo ninguém se atrevia a tentar desvendar o misterioso segredo que envolvia esse caminho. Mas um dia apareceu um homem de raça negra disposto a encontrar o caminho subterrâneo. Ele afirmava que trazia consigo um talismã que afastava os espíritos. Iniciou o caminho rumo ao fundo do poço tocando, com toda força, uma campainha. O destemido homem foi continuando naquele medonho silêncio até que já muito longe avistou claridade. Com o coração aos saltos, correu para a luz e rapidamente subiu uma ravina. Cá fora observou ao longe o Castelo de Santa Maria da Feira e exteriorizando a sua alegria, gritou:
- Escapei, escapei.
O povo que trabalhava perto foi ao encontro do homem. Ele contou a sua aventura e pediu-lhes que em memória do seu feito dessem a esse lugar o nome de “escapei”. Foi assim que esse lugar passou a chamar-se Escapães, que é nome actual de uma das freguesias de Santa Maria da Feira.
Pesquisa do 5ºJ

Sem comentários:

Enviar um comentário