Em meados do século XII, o poço do Castelo da Feira foi envolvido em várias lendas. Nesse poço existia um caminho subterrâneo que servia de refúgio durante a guerra.
Durante muito tempo ninguém se atrevia a tentar desvendar o misterioso segredo que envolvia esse caminho. Mas um dia apareceu um homem de raça negra disposto a encontrar o caminho subterrâneo. Ele afirmava que trazia consigo um talismã que afastava os espíritos. Iniciou o caminho rumo ao fundo do poço tocando, com toda força, uma campainha. O destemido homem foi continuando naquele medonho silêncio até que já muito longe avistou claridade. Com o coração aos saltos, correu para a luz e rapidamente subiu uma ravina. Cá fora observou ao longe o Castelo de Santa Maria da Feira e exteriorizando a sua alegria, gritou:
- Escapei, escapei.
O povo que trabalhava perto foi ao encontro do homem. Ele contou a sua aventura e pediu-lhes que em memória do seu feito dessem a esse lugar o nome de “escapei”. Foi assim que esse lugar passou a chamar-se Escapães, que é nome actual de uma das freguesias de Santa Maria da Feira.
Pesquisa do 5ºJ