Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010



As Fogaceiras
Uma tradição com muitos séculos
Por volta dos séculos XV e XVI, Portugal sofreu de uma grande epidemia, a peste. A doença e a fome levaram a população ao ponto de prometer a S. Sebastião que se os ajudasse na cura da peste, eles organizariam uma festa em que ele seria o protagonista, e em que raparigas humildes do concelho desfilariam de vestido branco, com uma faixa geralmente azul ou encarnada amarrada à cintura, a transportar um pão doce de trigo, chamado FOGAÇA.
A peste acalmou e, os grandes senhores da Feira decidiram organizar a festividade, até que um interregno de 1749 a 1753, trouxe de novo a peste para as terras da Feira.
Em 1753, a Câmara começou a assegurar a festa até aos dias de hoje.
É hoje uma das mais significativas festividades realizadas em Santa Maria da Feira, que se realiza a 20 de Janeiro de cada ano.
Pesquisa de Fábia Teixeira, 6ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário