Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013


O Museu do Convento dos Lóios
veio à escola falar sobre:

OS CASTROS

        A minha última aula de História do 1º período foi diferente. Aprendemos outras curiosidades e tivemos uma pessoa nova a explicar-nos. Veio do Museu do Convento dos Lóios, aqui em Santa Maria da Feira.
        Falou-nos sobre o Castro de Romariz e o modo como foi descoberto. Fiquei a saber que um pastor, ao apanhar pasto para o seu gado, achou um pote com moedas de ouro. Logo correu para a sua aldeia para contar a sua descoberta.
        Também nos contou algumas histórias antigas sobre outros castros.
        Ensinou-nos como é que os historiadores estudavam os castros e o que tinham de escrever nos seus pequenos livros, antes e depois de mexerem num objecto pertencente ao castro. Observámos também imagens de um castro a ser investigado pelos historiadores.
        Adorei esta aula e aprendi muito com ela!!!
 
Maria Inês Gonçalves Barbosa, 5ºA (dezembro-2012)

 

                                                            

 

sábado, 19 de janeiro de 2013


“O Museu vai à Escola”

       No dia 13 de Dezembro de 2012, a técnica do Museu Convento dos Lóios, Teresa Nunes, veio à nossa escola dar-nos a conhecer este Museu, e mais propriamente, o Castro de Romariz.

         Ela explicou-nos que o Museu Convento dos Lóios era um local dedicado à história de Santa Maria da Feira.
         A D. Teresa disse-nos que o Castro de Romariz se localizava no Monte Castro e que atingia os 375m de altitude. O Castro de Romariz era um povoado fortificado. A sua datação é do Bronze Final e o povo que lá vivia eram os Turdúlos Velhos, chegados do sul da península. O Castro também tinha muralhas e fossos, que serviam para sua defesa. Alguns vestígios das muralhas ainda são visíveis. Depois da ocupação romana as famílias decidiram abandonar as suas casas e foram viver para as terras planas, onde se encontravam as suas terras férteis.

         O Castro de Romariz também tinha um tesouro… Foi encontrado em 1843 por um agricultor de Romariz, que andava a apanhar mato para o gado, quando, de repente, tocou num pote e… encontrou o tesouro.

         Entre 1940 e 1946 começaram as explorações, mas só mais tarde entre 1980 e 1982, é que começaram mesmo as escavações arqueológicas. Nelas descobriram-se várias coisas tal como um Cartibulum, que é uma mesa em Latim.
                          Trabalho realizado por Gabriela Folha, nº 12, 5ºB