Vários alunos do 5ºA responderam afirmativamente a uma proposta do professor e fizeram uma pequena pesquisa sobre o rio que atravessa o centro da nossa cidade. Eis o resultado do trabalho realizado:
O rio Cáster nasce na freguesia de Sanfins, do concelho de Santa Maria da Feira e atravessa várias freguesias deste concelho, bem como do concelho de Ovar, até desaguar na Ria de Aveiro, que tem o seu limite norte no Carregal.
A Ria recebe também os caudais dos rios Vouga, Antuã, e de outros pequenos rios, que no conjunto correspondem a uma área de bacia de cerca de 3600 km².
O Rio Cáster constitui um magnífico local para a observação da natureza, nomeadamente na sua foz.
Este rio, bem como os seus afluentes e bacia, têm sido receptores de efluentes industriais, nomeadamente no concelho de Santa Maria da Feira e domésticos, sólidos e líquidos.
Associados a este rio, nomeadamente pela pesca e a agricultura, estão desde longa data os moradores da Ribeira de Ovar que dependeram do seu cais desde meados do século XVIII para procederem ao transporte de mercadorias entre Aveiro, o Porto e demais terras interiores.
Alguma flora existente nas margens do Cáster:
(Esta recolha foi feita pelo Rafael Valente)
segunda-feira, 19 de março de 2012
segunda-feira, 5 de março de 2012
O rio Uíma
A Beatriz Godinho do 5ºA procurou saber mais sobre um dos rios da nossa região: o Uíma. Fez esta pesquisa. Leiam-na com atenção. Dá-nos informações interessantes sobre este rio e os problemas que o têm afetado.
Rio Uíma
View more documents from cabaptista
Subscrever:
Mensagens (Atom)