Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vila da Feira e a República




Comemoração do Centenário da República
Vila da Feira e a Implantação da República:
factos e figuras locais

No dia 4 de Outubro, na aula de História e Geografia de Portugal, fomos à biblioteca da nossa escola. Tínhamos encontro marcado com um historiador local, chamado Roberto Carlos. Foi convidado pelo nosso professor de História e Geografia de Portugal, Carlos Baptista, para dar uma palestra sobre Vila da Feira no tempo da 1ª República.
Antes do orador convidado iniciar a sua intervenção, o 6ºC apresentou uma pequena dramatização que se intitulava “Viva a República!”. No final cantaram o hino nacional, ensaiado nas aulas de Educação Musical e Área de Projecto.
Após este momento, o historiador Roberto Carlos falou-nos sobre a história da 1ª República e deu-nos a conhecer algumas informações muito interessantes sobre a nossa terra naquele tempo. Contou-nos que, em 1908, o rei D. Manuel II visitou Vila da Feira para inaugurar a Linha do Vouga e que o primeiro Presidente da Câmara Municipal da Feira, Dr. Elísio Castro, apesar de republicano, era grande amigo de D. Carlos, pai de D. Manuel II. Foi, igualmente, muito curioso ficarmos a saber que um dos jornais locais, ainda actualmente em circulação, já existia em 1910 e defendia as ideias republicanas. É o jornal “Correio da Feira” e, nesta sessão, esteve presente um repórter deste jornal.
No final, foi-nos oferecida uma cópia do número do ”Correio da Feira”, publicado a 8 de Outubro de 1910, a dar notícia da Revolução Republicana em Lisboa.
Gostámos muito desta sessão. Foi uma aula diferente e muito interessante porque ficamos a conhecer melhor a história da nossa terra e também a história da implantação da República em Portugal.
Trabalho elaborado por: Lorena e Ana Matilde (6ºI)
(sob a orientação do professor Carlos Baptista)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010