Conhecer o Passado para entender o Presente

"Entrar na História" é o nome deste blogue. Pode significar abrir a porta e entrar no tempo que nos antecedeu. O tempo dos nossos avós... e dos avós dos nossos avós. De todos aqueles que construíram a terra onde vivemos.
Temos o dever de continuar a obra que nos deixaram, dando o nosso contributo para melhorar o que deve ser melhorado. Fazer da nossa terra um lugar mais agradável para viver.
Não se pode melhorar o presente se não o conhecermos. E para compreender o presente temos de conhecer o passado.
É o que este blogue te propõe: vamos investigar a história da nossa terra, para a conhecermos melhor.

Aproveitem!

Aproveitem!

terça-feira, 8 de junho de 2010


“Vouguinha” fez cem anos
Em 2008

21 de Dezembro de 1908, foi a data em que o último rei de Portugal, D. Manuel II, visitou Santa Maria da Feira para inaugurar a linha férrea do Vouga.
Em 1907 teve início a construção da via-férrea que liga Espinho a Oliveira de Azeméis, estendendo o seu percurso até Sernada do Vouga, e, passados alguns anos, até Viseu, ligando a serra à praia.
Esta linha férrea foi obra da:“Compagnie Française pour la Construction et Explotation de Chemins de Fer à l’Étranger”, que, em português, significa: Companhia Francesa de Construção e Exploração de Caminhos-de-Ferro no Estrangeiro.
Em 2008 comemorou-se o centenário desta linha ferroviária. Para ainda comemorar esta data, algumas pessoas foram vestidas a rigor (com as vestes do período da inauguração), representando os costumes da época. Por exemplo: uns deslocaram-se de carruagem, representando a alta nobreza, outros vestiram-se de frades, como se fossem do clero e também alguns iam com roupas esfarrapadas, representando o povo.
Vários ranchos folclóricos animaram os visitantes e deram as boas vindas ao Vouguinha. Apesar de a CP ter disponibilizado 4 composições, o comboio estava repleto de gente e muitos foram os que em Espinho tiveram que esperar pelo próximo comboio.
Pesquisa realizada por Mariana, 6ºF