

História da
Banda Musical de S. Miguel de Souto
Decidi fazer este trabalho no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.
O trabalho consiste em pesquisarmos se na nossa região há bandas de música, grupos de teatro, ou até mesmo ranchos folclóricos, e explicarmos (descobrirmos) a sua história.
Espero realizar este trabalho para que todos percebam e sem exagerar no texto.
A Banda Musical de Souto nasceu (foi fundada) em 1849 por um ilustre grupo de Soutenses (residentes da Freguesia), à frente dos quais se destacou o Padre Francisco Leite de Andrade.
A Banda iniciou as suas funções em 1850 com 16 executantes, tendo como Maestro o Padre Francisco. Nesse ano, a Banda de Música foi contratada para vários tipos de festas que se realizaram em Tarei e em Souto.
Em 1947 foram aprovados os estatutos da Banda.
Em 1970, um notável grupo de Soutenses, num esforço enorme, conseguiu meios para construir a Sede. Foi um passo importante para a Banda.
Nos últimos anos, a Banda empenhou-se na substituição do Instrumental, na aquisição de nova farda e investiu fortemente na Escola de Música, na qual exercem funções 9 professores, que leccionam cerca de 100 alunos.
A Banda, actualmente dirigida pelo Prof. Manuel Luís Azevedo, com mais de 60 elementos, apresenta já um bom nível artístico. Para além da qualidade, uma das melhores características da banda é que todos os músicos na hora de tocar transmitem uma energia e uma vontade de tocar indescritíveis.
Para realizar este trabalho consultei a internet no seguinte site: www.jf-souto.sitesedv.com
Também perguntei a algumas pessoas coisas sobre a Banda.
Pesquisa realizada por Joana Pinto, 6ºJ